urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairroOs Livros do Nosso BairroBlog sobre LiteraturaLiveJournal / SAPO BlogsFilhos do Bairro2018-03-16T18:53:49Zurn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:113652018-03-16T18:53:00O Lazarilho de Tormes ou um Best-Seller do Século XVI2018-03-16T18:53:49Z2018-03-16T18:53:49Z<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="Lazarillo_de_Tormes.png" src="https://c8.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bd21450c8/20932965_javiR.png" alt="Lazarillo_de_Tormes.png" width="316" height="500" /></p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">A entrada deste título no "Cânone Ocidental" de Harold Bloom combinada com o achado do mesmo numa prateleira por aí fez-nos avançar sem hesitações para a sua leitura (não acreditamos em coincidências). Publicado em 1554, em pleno "Siglo de Oro", com um estilo inovador para a sua época torna-se rapidamente um best-seller. Mesmo hoje (à distância de 464 anos) é impossível ficarmos indiferente às aventuras deste "lazarilho", uma espécie de anti-herói que vamos acompanhando desde a infância até à vida adulta, numa sucessão de aventuras e peripécias. Recomendado a todos os leitores que consigam apreciar a leitura no seu devido contexto, ou seja, o do século XVI.</p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p style="text-align: center;"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:110962018-02-22T13:10:00Desgraça | J. M. Coetzee | #Nobeling nº 22018-02-22T13:26:54Z2018-02-22T13:26:54Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="Desgraça - Coetzee.jpg" src="https://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B8009a624/20898377_q6iuj.jpeg" alt="Desgraça - Coetzee.jpg" width="308" height="461" /></p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Não nos conseguimos ligar nem com a história nem com as personagens de "Desgraça". Nem sabemos explicar ao certo o porquê. Muito provavelmente as expectativas de ler um Nobel (2003) tiveram a sua quota-parte de culpa. Este é daqueles livros que não nos vai deixar muitas lembranças. Mais uma vez, à semelhança do que aconteceu com a Eszter do Sándor Márai, não entendemos a passividade da personagem feminina criada por Coetzee. De qualquer forma, temos intenção de ler outras obras do autor.</p>
<p style="text-align: center;"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:109692018-02-19T13:22:00Projecto A Volta a Júlio Verne em 80 Livros2018-02-19T13:56:35Z2018-02-19T13:58:50Z<p class="sapomedia images"> <img style="padding: 10px 10px;" title="Jules_Verne.jpg" src="https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/P1b088d50/20893771_7ImhB.jpeg" alt="Jules_Verne.jpg" width="186" height="260" /> <img style="padding: 10px 10px;" title="Hetzel_front_cover.jpg" src="https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/P6114dd15/20893772_vjD6g.jpeg" alt="Hetzel_front_cover.jpg" width="172" height="260" /> </p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p style="text-align: justify;">Jules Verne (Júlio Verne à Portuguesa) é um dos escritores mais antigos que mora cá no Bairro. Quantas e quantas vezes tentámos ler "A Volta ao Mundo em 80 Dias" na esteira do entusiasmo provocado pelos desenhos animados com o Willie Fog que passavam ao sábado de manhã na RTP1. Nunca passávamos do primeiro capítulo... Numa altura em que os nossos livros preferidos eram os livros em quadradinhos do Tio Patinhas ou da Turma da Mónica teria sido um salto de gigante na nossa pequena vida literária conseguir tal objectivo. Pois é, não aconteceu. Mas o Júlio Verne ficou cá, e ao fim de todo este tempo, voltamos a um autor queridinho da vida e propomo-nos atingir um objectivo que adiámos (p'raí) uns 30 anos. E assim nasce o Projecto " A Volta a Júlio Verne em 80 Livros". Em 2016 lemos finalmente "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (o primeiro, obviamente) e "Viagem ao Centro da Terra" (em homenagem a uma viagem que fizemos à Islândia, literalmente ao sítio onde o JV se inspirou para escrever o livro). E não vamos ficar por aqui. Já deu para reparar que adoramos projectos de leitura?!</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:106742018-02-18T17:00:00A Herança de Eszter | Sándor Márai ou Uma Tarde, Um Livro2018-02-18T17:16:58Z2018-02-18T17:17:44Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="A-Herança-de-Eszter.jpg" src="https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B1f083e6b/20891878_WSUPq.jpeg" alt="A-Herança-de-Eszter.jpg" width="311" height="475" /></p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p style="text-align: justify;">Foi a primeira vez que tivemos contacto com Sándor Márai, considerado uma das vozes maiores da literatura centro-europeia. "A Herança de Eszter", livro que se lê numa tarde, é leitura agradável mas não mais do que isso. Sem lugar na galeria dos que que ficam para a vida. A passividade e resignação de Eszter aborrecem. De qualquer forma, queremos ler outros livros do autor para tirar as dúvidas.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:103572018-02-12T14:23:00A Neve e as Goiabas | NoViolet Bulawayo | #África Minha (Zimbabué)2018-02-12T14:47:04Z2018-02-12T14:54:00Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="A-Neve-e-as-Goiabas.jpg" src="https://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B55136733/20879794_ZF5CM.jpeg" alt="A-Neve-e-as-Goiabas.jpg" width="335" height="500" /></p>
<blockquote>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;"><em>Eles gostam de tirar fotografias, esta gente da ONG, como se fôssemos amigos ou parentes deles a sério...Não lhes importa que nós nos sintamos embaraçados por causa da nossa roupa suja e rasgada, que preferíssemos que eles não nos tirassem fotografias; eles tiram fotografias de qualquer maneira, tiram e tiram.</em></p>
</blockquote>
<p style="text-align: justify;">A seguir ao "Os Despojos do Dia", ficámos com ressaca literária. Andámos a saltitar de livro em livro, a ler primeiras páginas disto e daquilo até que chegámos ao "A Neve e as Goiabas". Que sorte! NoViolet Bulawayo entra para a nossa categoria de escritores a acompanhar de muito perto. Este livro é um mix de Jorge Amado (Capitães da Areia) com Chimamanda N. Adichie. Uma das melhores leituras até agora. Perguntamo-nos como é possível ter passado tão despercebido pelos tops de vendas das livrarias...</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:101772018-01-30T12:28:00Os Despojos do Dia | Kazuo Ishiguro | #Nobeling nº12018-01-30T12:50:14Z2018-02-22T17:54:43Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="Despojos do Dia.PNG" src="https://c8.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B99157dff/20859985_0vSnf.png" alt="Despojos do Dia.PNG" width="263" height="400" /></p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p style="text-align: justify;">Acabámos de ler Os Despojos do Dia a semana passada mas só agora fomos capazes de teclar qualquer coisa a respeito. Este livro é como um bolo a cozer num forno. Cresce em nós, sobretudo depois de terminada a sua leitura. Por esse motivo, tivemos que esperar que o "bolo" parasse de crescer para o poder desenformar. Existem livros dos quais gostamos mais e outros que não têm tanto a ver connosco. Tem tudo a ver com identificação. É uma questão muito pessoal o que nos faz gostar de determinado livro em detrimento de outros que podem até ser livros da vida para outras pessoas. Isto tudo para dizer que este livro encheu as nossas medidas. É maioritariamente um livro sobre escolhas de vida e as suas consequências. Que livro incrível!!!!</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:98892018-01-28T18:38:00"Nobeling" ou Ler os Nobel2018-01-28T18:47:48Z2018-01-28T18:58:52Z<p style="text-align: justify;">Acabados de ler Os Despojos do Dia do Kazuo Ishiguro (<img style="vertical-align: middle;" src="https://blogs.sapo.pt/tinymce4/plugins/sapoemoticons/img/EMOTICON_HEART.png" alt="" width="24" height="24" />) deu-nos uma vontade súbita de ir dar uma vista de olhos a todos aqueles que tinham sido laureados com o Nobel da Literatura. Consultámos esta <a title="lista" href="http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lista-completa-dos-laureados-com-o-premio-nobel-da-literatura" rel="noopener">lista</a>. Não resistimos a uma boa lista de livros... Estamos numa de "Nobeling". Mais um projecto para entreter o pessoal do Bairro e arredores.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="Nobeling 2.jpg" src="https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Ba1078cba/20856505_gNDwo.jpeg" alt="Nobeling 2.jpg" width="500" height="375" /></p>
<p style="text-align: center;"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:69972018-01-25T18:56:00Projecto O Mundo no Bairro2018-01-25T19:00:31Z2018-01-25T19:00:55Z<p style="text-align: justify;">Já aqui falámos do quanto a Ann Morgan se tornou uma inspiração para nós. E, sim, queremos imitá-la. O nosso projecto chama-se O Mundo no Bairro e à semelhança da Ann (e de muitos outros vizinhos por aí) pretendemos ler um autor de cada país do Mundo. Só que não o vamos fazer num ano, contamos demorar um pouco mais.</p>
<p style="text-align: justify;">Ponto de partida: continente Africano.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="147919AD-379C-4EAD-A8BC-51ADBCED9C18.jpeg" src="https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb802a826/20852907_DvBQH.jpeg" alt="147919AD-379C-4EAD-A8BC-51ADBCED9C18.jpeg" width="500" height="375" /></p>
<p> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:92572018-01-22T14:03:00Leituras sobre o Holocausto ou A Caixa de Pandora2018-01-22T14:23:40Z2018-01-22T14:31:20Z<p style="text-align: center;"><img style="width: 783px; height: 651px;" src="https://pbs.twimg.com/media/DHkUJ0NUMAAOOuw.jpg" alt="Imagem relacionada" /></p>
<p style="text-align: justify;"> <span style="font-size: 8pt;">Créditos da foto: http://www.vermelho.org.br/noticia/302264-1</span></p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p style="text-align: justify;">É verdade que começámos a ler o HHhH, e note-se que o livro prende o leitor desde o início, e note-se também que Laurent Binet promete até ser um caso sério de sucesso e note-se ainda que não tínhamos passado das primeiras 50 páginas, o que significa que não tinhamos chegado a nenhum momento particularmente difícil. Simplesmente não deu para continuar a leitura. Ler sobre o Holocausto é um exercício particularmente doloroso por aqui. Esta questão não se prende com nenhum livro em particular sobre o tema mas sim com todos. É como abrir a caixa de Pandora e sentir todo o mal do Mundo a saltar das páginas do livro diretamente para dentro de nós. Mas queremos combater isto e continuar a tentar porque não podemos esquecer.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:89702018-01-14T11:06:00Rebecca ou A Sucessora2018-01-14T11:37:43Z2018-01-14T11:39:00Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> <img style="padding: 10px 10px;" title="rebecca.jpg" src="https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B1e142aab/20835082_EQz2L.jpeg" alt="rebecca.jpg" width="250" height="385" /><img style="padding: 10px; width: 269px; height: 400px;" title="IMG_4803 (2).jpg" src="https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B691241a6/20835102_07h5U.jpeg" alt="IMG_4803 (2).jpg" width="330" height="500" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Depois de terminada a leitura de "A Sucessora" ficámos com a convicção que efectivamente Daphne du Maurier terá plagiado a obra da brasileira Nabuco. A história que serve de base ao enredo é a mesma nas duas obras: uma recém casada que se vê sob a influência da primeira esposa de seu marido, já falecida. Este facto só por si já parece mais do que uma mera coincidência, até mesmo pela originalidade do argumento em si. E para nós, esta evidência foi mais do que suficiente para formar a nossa opinião. Ao que parece as coincidências não se ficam por aqui, o agente literário a quem Carolina Nabuco terá enviado uma cópia da sua obra, com intenção de a levar a outros mercados fora do Brasil, é o mesmo que quatro anos depois publica a obra de Daphne du Maurier... Aconselhamos a leitura dos dois livros para que cada um tire as suas próprias conclusões. Na nossa opinião é Rebecca a Sucessora.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:88702018-01-11T21:25:00Rebecca 2018-01-11T21:50:13Z2018-01-11T21:53:30Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="Rebecca.jpg" src="https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B2e132486/20831729_KzA7Z.jpeg" alt="Rebecca.jpg" width="250" height="385" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Já tínhamos ouvido muitas opiniões favoráveis sobre este livro e decidimos começar as leituras do ano com ele. Rebecca é uma leitura que entretém. Fez-nos lembrar a atmosfera dos livros da Agatha Christie. Descobrimos, após terminada a leitura, que Daphne du Maurier foi acusada de plágio pela escritora brasileira Carolina Nabuco. Facilitou-nos a escolha da nossa segunda (e presente leitura). Adivinhem qual.</p>
<p class="sapomedia images"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:84792018-01-02T17:15:00Idos de 20172018-01-02T17:30:26Z2018-01-04T13:58:47Z<p>1. O Miniaturista - Jessie Burton</p>
<p>2. Memórias de um Escravo - Laila Lalami </p>
<p>3. O Amante Japonês - Isabel Allende </p>
<p>4. Dentro do Segredo - José Luís Peixoto </p>
<p>5. A Biblioteca à Noite - Alberto Manguel </p>
<p>6. O Evangelho Segundo Lázaro - Richard Zimler</p>
<p>7. A Livraria - Penélope Fitzgerald </p>
<p>8. A Sangue Frio - Truman Capote </p>
<p>9. A Casa dos Budas Ditosos - João Ubaldo Ribeiro </p>
<p>10. A Viagem do Elefante - José Saramago </p>
<p>11. Salomão, o Elefante Diplomata - Jorge Nascimento Rodrigues e Tessaleno Devezas</p>
<p>12. A Serpente do Essex - Sarah Perry </p>
<p>13. Madame Bovary - Gustave Flaubert</p>
<p>14. O Assassinato de Roger Ackroid - Agatha Christie </p>
<p>15. À Espera no Centeio - J. D. Salinger </p>
<p>16. Canção Doce - Leïla Slimani </p>
<p>17. Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne </p>
<p>18. O Triunfo dos Porcos - George Orwell </p>
<p>19. O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry </p>
<p>20. O Amante - Marguerite Duras </p>
<p>21. Crónica de uma Morte Anunciada - Gabriel García Marquez </p>
<p>22. Volta ao Mundo em 80 Dias - Julio Verne</p>
<p>23. A Morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstoi </p>
<p>24. Diário de um Banana (Vol. I) - Jeff Kinney</p>
<p>25. [Conto] O Retrato - Nicolai Gógol </p>
<p>26. O Estranho Caso do Cão Morto - Mark Haddon</p>
<p>27. A Metamorfose - Franz Kafka </p>
<p>28. Autobiografia - Agatha Christie </p>
<p>29. Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll </p>
<p>30. Nas Asas do Tempo - Diana Gabaldon</p>
<p>31. A Agência N 1 de Mulheres Detectives - Alexander McCall Smith</p>
<p>32. As Raparigas de Riad - Rajaa Al-Sanea </p>
<p>33. Os Pequenos Mundos do Edifício Yacoubian - Alaa Al Aswany</p>
<p>34. O Estado do Egipto - Alaa Al Aswany</p>
<p>35. A Última Noite de um Tirano - Yasmina Khadra</p>
<p>36. Memórias - Farah Diba </p>
<p>37. O Despertar do Irão - Shirin Ebadi </p>
<p>38. A Gaiola de Ouro - Shirin Ebadi </p>
<p>39. Stoner - John Williams</p>
<p>40. Persepolis - Marjane Satrapi</p>
<p>41. O Património Genético Português - Luisa Pereira e Filipa M. Ribeiro</p>
<p>42. A Longa Noite de Teerão - Banafsheh Serov </p>
<p>43. Sultana: A Vida de uma Princesa Árabe - Jean P. Sasson</p>
<p>44. Cândido - Voltaire</p>
<p>45. Mulheres Viajantes - Sónia Serrano</p>
<p>46. Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie</p>
<p>47. Matéria Escura - Blake Crouch</p>
<p>48. As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu - Mitch Albom</p>
<p>49. Zadig - Voltaire </p>
<p>50. Anna Karénina - Lev Tolstoi</p>
<p>51. A Cor do Hibisco - Chimamanda Ngozi Adichie</p>
<p>52. A Denúncia - Bandi</p>
<p>53. O Primeiro Muçulmano: A História de Maomé - Lesley Hazleton</p>
<p>54. Charlie e a Fábrica de Chocolate - Roald Dahl</p>
<p>55. A História Começa na Suméria - Samuel Noah Kramer</p>
<p>56. Capitães da Areia - Jorge Amado </p>
<p>57. Enigma - História de uma Mudança de Sexo - Jan Morris</p>
<p>58. Porque Escolhi Viver - Yeonmi Park</p>
<p>59. Drácula - Bram Stoker</p>
<p>60. A Balada do Café Triste - Carson McCullers</p>
<p>61. Histórias de Vampiros - Vários</p>
<p>62. Todos Devemos ser Feministas - Chimamanda N. Adichie</p>
<p>63. A Libélula Presa no Âmbar - Diana Gabaldon</p>
<p>64. A Viajante - Diana Gabaldon</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:83382017-11-11T21:39:00A Libélula Presa no Âmbar ou Mil Páginas Que Parecem Cem2017-11-11T22:10:46Z2017-11-11T22:10:46Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="Libelula.PNG" src="https://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B1105649e/20733617_KzZ2z.png" alt="Libelula.PNG" width="293" height="448" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Acabámos há 5 minutos a leitura deste livro. Foi uma experiência surpreendente de várias maneiras. Primeiro, estava em lista de espera há mais de dois anos. Durante algum tempo, chegámos a suspeitar até que nunca teríamos coragem para começar esta empreitada, quanto mais levá-la a bom porto. O que nos leva ao segundo ponto; a sensação de objectivo cumprido. Parece que acabámos de ganhar a maratona. Terceiro, já tínhamos feito duas tentativas abortadas de leitura. Mais uma vez se confirma aquela célebre máxima que existe um tempo certo para cada livro. Quarto, mas não menos importante, nunca julgar um livro pela capa. Não é um dos Inesquecíveis, mas é um excelente livro para entreter (e estávamos mesmo a precisar disso). As páginas viram-se sem esforço. A autora sabe manter o leitor preso à história e no meio daquelas 1000 páginas existem poucos tempos aborrecidos. Sempre pensámos que depois de terminado, íriamos fazer uma pausa na série Outlander. Engano. Não dá para parar. Queremos continuar com o Jaimie e a Claire. Note to self: go with the flow (sem fazer planos).</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:79912017-11-09T21:52:00A Agência Nº 1 de Mulheres Detectives | Alexander McCall Smith2017-11-09T22:29:06Z2017-11-09T22:29:06Z<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="Agencia numero 1.PNG" src="https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bff05bda9/20731076_vkT1q.png" alt="Agencia numero 1.PNG" width="249" height="383" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Este livro é como aquelas comédias que passam no Domingo à tarde na televisão. Entretenimento puro. Passado no Botswana conta-nos a história de Mma Ramotswe, uma mulher empreendedora que decide abrir uma agência de detectives. O argumento só por si já é original e a isso temos que juntar uma "escrita simples mas deliciosamente fluída, que torna praticamente impossível pô-lo de parte". Com muitas referências culturais e geográficas, traz até nós o Botswana. Apesar de ser um bestseller e do seu autor, Alexander McCall Smith, ter ganho um British Book Award, em Portugal não teve ao que parece muito impacto. Depois de "Agência nº 1 de Mulheres Detectives" e de "As Lágrimas da Girafa", a Editorial Presença publicou um terceiro livro de aventuras de Mma Ramotswe intitulado "Moralidade e Raparigas Bonitas", mas os restantes livros que compõem a colecção ficaram pelo caminho, bem como o resto da obra do autor. Qualquer um deles encontra-se esgotado e nunca foi reeditado. Uma pena!!!</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:76882017-11-07T15:33:00O Primeiro Muçulmano ou A História de Maomé2017-11-07T16:09:39Z2017-11-07T22:11:43Z<p style="text-align: justify;">Há tanto para dizer sobre isto que nem sabemos bem por onde começar. Os muçulmanos estão na moda, infelizmente pelos piores motivos. Antes deles, os "maus" eram os Russos. Basta ver uns quantos filmes americanos da década de 80/90 para constatar este facto. Assim, na nossa cabeça, existiam os Bons e os Maus. Como num filme sem cores, em que há preto e branco e nada mais (de fora ficam os matizes). É como se tudo o que fosse diferente do que nos é habitual, fosse mau ou no mínimo estranho. Depois um belo dia percebemos que até então só conhecíamos ou só tínhamos tido acesso a uma das versões da história. Livro seminal que nos mostrou que há um outro lado da história (e que merecerá reflexão num post só para ele) foi "As Cruzadas Vistas pelos Árabes" do Amin Maalouf. De repente, ali estava, pela primeira vez, outra visão de uma mesma história, mesmo em frente aos nossos olhos. E a partir daqui, as coisas nunca mais foram iguais. O que nos leva a este livro em particular.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="IMG_0115.JPG" src="https://c8.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B39127cd2/20727829_39e51.jpeg" alt="IMG_0115.JPG" width="340" height="500" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p style="text-align: justify;">Muito se tem dito sobre os muçulmanos, sobre o Islão, etc. O problema é que se diz muito também sem conhecimento de causa. A ignorância é a mãe do preconceito, parece frase feita, mas aplica-se neste caso. É preciso informar para formar. E este livro ajuda neste aspecto. Tem uma escrita fluída e cativante. Oferece-nos uma biografia possível de Maomé pela jornalista Lesley Hazleton. Todas as outras biografias que conhecíamos do Profeta eram de historiadores como Juan Vernet ou César Vidal. Não sendo um tratado histórico é " Um triunfo. Torna Maomé vívido e imediato". Acessível a qualquer um que tenha vontade de ter uma visão mais esclarecida sobre o "Outro". Super recomendamos. Parabéns Elsinore!</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:72342017-11-06T19:16:00A Libélula Presa no Âmbar ou o Tamanho Não Importa2017-11-06T19:46:44Z2017-11-06T19:48:45Z<p style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_4144.JPG" src="https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B9d147862/20726612_uAiRb.jpeg" alt="IMG_4144.JPG" width="500" height="375" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Este "pequenote", a nossa leitura do momento, é um verdadeiro tijolo uma vez que tem nada mais nada menos que 1000 páginas e pesa uns modestos 1,4 Kg. É quase impossível agarrar nele com uma mão apenas. Para lê-lo, usamos uma almofada como apoio. Não o conseguimos levar connosco para lado nenhum ou melhor, conseguimos mas com esforço. Saídos de uma ressaca literária há pouco tempo este tipo de livro não seria um candidato à partida. Mas foi, sabem porquê? A resposta é simples, porque era mesmo o que nos estava a apetecer ler. A história tem imenso ritmo, não há momentos aborrecidos. Já tínhamos sentido o mesmo quando lemos o primeiro volume de Outlander, e este não está a desapontar. Claro que o facto de apreciarmos o género também ajuda e muito. Cada vez mais acreditamos que todos os livros têm um espaço e um tempo próprios para serem lidos. E cá pelo Bairro, estava mesmo na altura de voltar à Claire e ao Jaimie. </p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:65632017-11-05T12:40:00Chegaram ao Bairro #22017-11-05T12:47:37Z2017-11-05T14:53:10Z<p>Chegaram em Outubro ao Bairro novos moradores:</p>
<p> </p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/dracula-e-outros-vampiros-4812" rel="noopener">Drácula - Bram Stoker</a></p>
<p>Frankenstein - Mary Shelley</p>
<p>Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis</p>
<p>O Leilão do Lote 49 - Thomas Pynchon</p>
<p>Alá Não é Obrigado - Ahmadou Kourouma</p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/todos-devemos-ser-feministas-ou-a-cura-6692" rel="noopener">Todos Devemos ser Feministas - Chimamanda N. Adichie</a></p>
<p> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_0101.JPG" src="https://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B5f12a017/20723512_d5vsb.jpeg" alt="IMG_0101.JPG" width="640" height="480" /></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;"><strong>Drácula</strong> e <strong>Frankenstein</strong> foram comprados no espírito do mês de Outubro. Dois Clássicos da Literatura de Terror que simplesmente não podiam continuar ausentes das nossas prateleiras.</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Do <strong>Machado de Assis</strong>, não tínhamos um único livro aqui no Bairro. Vergonha... A ideia é ler primeiro o Memórias Póstumas, e depois o Quincas Borba e o D. Casmurro. Tivemos que desistir dele este mês, mas voltaremos em breve.</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Numa visita a um alfarrabista, <strong>O Leilão do Lote 49</strong> foi um achado a contar para o nosso Projecto Lendo o Cânone Ocidental. O primeiro de Thomas Pynchon.</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;"><strong>Alá Não é Obrigado</strong> de Ahmadou Kourouma foi outro achado! Diretinho para o nosso Projecto O Mundo no Bairro. Costa do Marfim check!</p>
<p style="text-align: justify;">And last but not least,<strong>Todos Devemos ser Feministas</strong>,o nosso pequeno milagreiro que nos tirou da ressaca e que já foi devidamente lido e apreciado.</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p style="text-align: justify;">Vamos tentar ler mais e comprar menos😁</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:66922017-11-03T12:58:00Todos Devemos ser Feministas ou a Cura para a Ressaca Literária2017-11-03T14:22:02Z2018-02-12T14:51:20Z<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="todos_devemos_ser_feministas.jpg" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B490104f1/20721036_BOzfv.jpeg" alt="todos_devemos_ser_feministas.jpg" width="640" height="480" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Nestas últimas duas semanas fomos perdendo progressivamente a vontade de ler. Pequenos pormenores fizeram-nos adivinhar o que vinha aí: diminuição do ritmo de leitura, dificuldade de concentração, falta de entusiasmo com a história. A Ressaca chegou ao Bairro e fez-nos desistir de ler as Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não estava a dar, estavamos em esforço.</p>
<p style="text-align: justify;">Vagueámos pelas prateleiras, os olhos saltavam de livro em livro, não apetecia nenhum. Ok. Não entrar em pânico. Às vezes acontece. Temos que respeitar os nossos tempos. </p>
<p style="text-align: justify;">Tentámos um livro com menos de 100 páginas, de uma autora cuja escrita gostamos muito (Chimamanda N. Adichie) e não é que resultou? Este pequeno milagreiro tirou-nos do fundo do poço e devolveu-nos o sol.</p>
<p style="text-align: justify;">O título "Todos Devemos ser Feministas" parece coisa aborrecida, politizada, extremista, radical, só que não. É um ensaio sobre o que é o feminismo, mas escrito de forma muito inteligente e acessível. Obrigatório ler.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:62092017-10-31T22:25:00Idos de Outubro2017-10-31T23:31:14Z2017-11-05T15:07:20Z<p>Estes foram os Livros do Nosso Bairro de Outubro:</p>
<p> </p>
<p>A História Começa na Suméria - Samuel Noah Kramer </p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/capitaes-da-areia-ou-livros-2806" rel="noopener">Capitães da Areia - Jorge Amado</a></p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/enigma-de-jan-morris-2834" rel="noopener">Enigma: História de Uma Mudança de Sexo - Jan Morris</a></p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/ainda-sobre-a-coreia-do-norte-3173" rel="noopener">Porque Escolhi Viver - Yeonmi Park</a></p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/dracula-e-outros-vampiros-4812" rel="noopener">Drácula - Bram Stoker</a></p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/a-balada-do-cafe-triste-de-carson-5279" rel="noopener">A Balada do Café Triste - Carson Mc Cullers</a></p>
<p><a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/ainda-sobre-historias-de-vampiros-5678" rel="noopener">Histórias de Vampiros - Vários</a></p>
<p>Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis </p>
<p> </p>
<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="IMG_0098.JPG" src="https://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bbd02f194/20722326_OlmWl.jpeg" alt="IMG_0098.JPG" width="500" height="375" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">O ❤️ vai para Jorge Amado que ganhou o primeiro lugar este mês, destacadíssimo. Os <strong>Capitães da Areia </strong>continuarão a viver connosco.</p>
<p style="text-align: justify;"><span><strong>Porque Escolhi Viver</strong></span> foi a leitura mais rápida de todas (só descansámos quando chegámos à última página).</p>
<p style="text-align: justify;"><span><strong>A História começa na Suméria</strong></span> foi a leitura mais lenta mas valeu cada página. Incrível é mesmo percebermos que a vida das pessoas há 5000 anos atrás não é assim tão diferente da nossa.</p>
<p style="text-align: justify;"><span><strong>Enigma</strong></span>, uma história de vida surpreendente. Como nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, estávamos com muita curiosidade.</p>
<p><span><strong>Drácula</strong></span> foi uma releitura que confirmou as expectativas. </p>
<p><strong><span>Carson</span> <span>McCullers</span></strong> um autor novo que descobrimos por acaso.</p>
<p style="text-align: justify;">O <span><strong>Histórias de Vampiros</strong></span>, leva o 🌵. Nada contra, simplesmente alguns contos eram melhores que outros o que tornou a leitura menos fluída. </p>
<p style="text-align: justify;"><span><strong>Memórias Póstumas de Brás Cubas</strong></span> voltou para a prateleira. Não é o momento dele.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:61232017-10-27T15:39:00Diz-me o que lês e dir-te-ei quem és2017-10-27T15:06:51Z2017-10-27T15:06:51Z<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="IMG_0083.JPG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B0308d3b4/20708880_LRv9z.jpeg" alt="IMG_0083.JPG" width="400" height="400" /></p>
<p style="text-align: center;"><span style="font-size: 8pt;"> Fonte: https://www.huffingtonpost.com/author/ann-morgan</span></p>
<p style="text-align: justify;">Realmente há gente fantástica por aí. Há uns tempos andávamos a cuscar o que se passa noutros bairros e demos de caras com a Ann Morgan. A Ann é uma leitora como nós que, farta de ler e ter nas suas prateleiras livros na sua maioria de autores ingleses e americanos, teve uma ideia genial. Durante um ano propôs-se a ler um autor representativo de cada país do mundo (196!). E criou um <a href="https://ayearofreadingtheworld.com" rel="noopener">blogue</a> para partilhar as suas leituras com o Mundo e deu <a href="https://youtu.be/bokEBmdpGR8" rel="noopener">TedTalks</a> para contar a sua história e inspirou outras <a href="http://lithub.com/meet-the-13-year-old-pakistani-girl-on-a-mission-to-read-the-world/" rel="noopener">Pessoas</a> e a nós também. Já começámos, e vocês?</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:56782017-10-24T21:58:00Ainda sobre Histórias de Vampiros2017-10-24T21:54:32Z2017-10-24T21:57:38Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_0078.JPG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Be90845cc/20703990_GrAY8.jpeg" alt="IMG_0078.JPG" width="262" height="500" /></p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Ao folhear (por acaso) este livro da Editorial Estampa encontrámos o conto intitulado " O Vampiro" de John Polidori (1819) do qual tínhamos estado a falar neste <a href="http://oslivrosdonossobairro.blogs.sapo.pt/dracula-e-outros-vampiros-4812" rel="noopener">post</a>. A coincidência fez com que (mais uma vez) interrompêssemos a leitura das Memórias Póstumas de Brás Cubas e lêssemos não só o conto de Polidori como todos os outros que compõem este "Histórias de Vampiros":</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">A Culpa é dos Padres - Bento XIV</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">A Vampira - Ernst Hoffman (1828)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">O bom Vampiro - Charles Nodier (1831)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">Berenice - Edgar Allan Poe (1835)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">Teu amigo, o Vampiro - Conde de Lautréamont (1868)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">Lokis - Prosper Mérimée (1869)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">O Vampiro do Sussex - Arthur Conan Doyle (1927)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">O Vampiro passivo - Ghérasim Luca (1945)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">O Homem do segundo andar - Ray Bradbury (1947)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;">Confissão do Vampiro de Londres - John Haigh (1949)</p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Ordenada de forma cronológica, esta colectânea começa por uma carta escrita pelo Papa Bento XIV a um dos seus arcebispos aconselhando-o a "extirpar estas superstições" porque "existem padres que as fomentam" e que " só os vivos são culpados destas crendices". Uma espécie de desculpa para o que se segue? Todos os contos merecem ser lidos, embora os de Lautréamont e Ghérasim Luca não nos tenham suscitado grande entusiasmo. O ponto alto, na nossa opinião, talvez seja o último, uma vez que se trata de uma confissão verídica escrita por John Haigh quando já se encontrava na cela da morte a aguardar a sua execução. Um livro obrigatório de se ler para todos os fãs destas criaturas da noite ou do género, no geral.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:52792017-10-21T17:51:00A Balada do Café Triste de Carson McCullers2017-10-21T17:07:04Z2017-10-21T17:07:04Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_0081.JPG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B4b025207/20698676_ZMazu.jpeg" alt="IMG_0081.JPG" width="289" height="500" /></p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"> </p>
<p class="sapomedia images" style="text-align: justify;">Andávamos na "garimpagem" de livros em estantes alheias e este pequenino (12 x 18,5 cm com 112 páginas) chamou-nos a atenção. É um daqueles casos típicos em que os livros nos escolhem. De pequenino é que ele não tem nada. No entanto, não nos parece um daqueles livros que gere consenso. O melhor mesmo é lê-lo sem grandes expectativas. Nunca tinhamos lido nada de Carson McCullers, mas agora queremos ler mais. Desculpa lá Brás Cubas que ficaste em stand-by por algumas horas.</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:48122017-10-20T11:17:00Drácula e outros vampiros2017-10-20T10:21:00Z2017-11-05T14:54:13Z<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px; display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" title="IMG_0067.PNG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B28145256/20696433_zCuzq.jpeg" alt="IMG_0067.PNG" width="328" height="500" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Outubro desde há uns tempos para cá tem vindo a ser por excelência no meio literário considerado o mês dedicado ao Terror. Pareceu-nos uma boa altura para reler Drácula de Bram Stoker, um clássico do terror, do gótico, do fantástico, como o quiserem classificar. </p>
<p style="text-align: justify;">Hoje em dia os vampiros estão banalizados na nossa cultura, quer pelo cinema quer pela literatura, mas imaginem o impacto que este livro não terá tido quando foi publicado em 1897. Embora Drácula não tenha sido a primeira história de vampiros da História (essa honra cabe a John Polidori com o seu "The Vampire" de 1819), é de facto a mais icónica.</p>
<p style="text-align: justify;">Lê-se em permanente tensão e sobressalto, mesmo que seja uma releitura (no nosso caso). O texto está carregado de uma atmosfera pesada e o género em que é escrito, predominantemente epistolar, deixa-nos completamente ligados aos protagonistas. Embora o conde Drácula só apareça esporadicamente, a sua presença é sentida durante todo o tempo.</p>
<p style="text-align: justify;">Até há uns anos atrás, o Drácula era o vampiro mais famoso da literatura, tendo sido ultrapassado no princípio da década de 90 do século passado, pela dupla Louis e Lestat de Anne Rice e mais recentemente pelo Edward da série Twilight (e provavelmente tantos outros dos quais já não estamos a par). É natural, portanto, que não seja para as gerações mais novas o estereótipo de vampiro e que por esse motivo a leitura desta história possa desiludir. Importa pois não esquecer que este livro foi escrito em 1897 e deve ser lido tendo isso em conta.</p>
<p style="text-align: justify;">Para nós é um dos grandes clássicos da literatura mundial, incontornável, que ganhou o seu lugar no Cânone Ocidental. Continua a provocar-nos arrepios!</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:45912017-10-19T13:59:00O Nosso Primeiro Amor2017-10-19T13:03:18Z2017-10-20T23:39:52Z<p style="text-align: justify;">Hoje cá no Bairro queremos prestar homenagem a Enid Blyton (Inglaterra, 1897-1968). Somos da geração dos Cinco, dos Sete, do Colégio das Quatro Torres, do Colégio de Santa Clara, da Colecção Mistério e da Colecção Aventura (não, não estamos a falar da Colecção "Uma Aventura" da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada).</p>
<p style="text-align: justify;">Estes foram o nosso primeiro amor:</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p class="sapomedia images"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_0074.JPG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G6212bd39/20696149_D9eBm.jpeg" alt="IMG_0074.JPG" width="1024" height="331" /></p>
<p> </p>
<p>Muito boa companhia nos fizeram.</p>
<p><a href="http://www.misteriojuvenil.info/index.php?aut=Enid%20Blyton,%201897-1968" rel="noopener">Aqui</a> podemos consultar pormenores acerca das edições portuguesas da obra da autora.</p>
<p>Obrigada Enid ❤️</p>urn:lj:blogs.sapo.pt:atom1:oslivrosdonossobairro:33642017-10-13T16:47:00Projecto Lendo o Cânone Ocidental2017-10-13T16:03:20Z2017-10-20T23:32:04Z<p class="sapomedia images" style="text-align: center;"><img style="padding: 10px 10px;" title="IMG_0066.JPG" src="https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B66154e06/20686004_spSsH.jpeg" alt="IMG_0066.JPG" width="321" height="500" /></p>
<p> </p>
<p style="text-align: justify;">Um dos projectos que se nos meteu na cabeça foi ler as obras que vêm listadas pelo Harold Bloom, no seu "O Cânone Ocidental". Desconfiamos que é desafio para durar <span style="text-decoration: line-through;">uns bons tempos</span>/uma vida inteira...mas isso não nos tira a vontade. Sem pressas.</p>
<p style="text-align: justify;">Lidos até agora:</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p style="text-align: justify;"><strong>Da Idade Teocrática:</strong></p>
<p style="text-align: justify;">1. Alcorão</p>
<p style="text-align: justify;"><strong>Da Idade Aristocrática:</strong></p>
<p style="text-align: justify;">1. Cândido - Voltaire</p>
<p style="text-align: justify;"><strong>Da Idade Democrática:</strong></p>
<p style="text-align: justify;">1. Os Maias - Eça de Queirós</p>
<p style="text-align: justify;">2. Madame Bovary - Flaubert</p>
<p style="text-align: justify;">3. Ana Kareninna - Tolstoi</p>
<p style="text-align: justify;"><strong>Da Idade Caótica:</strong></p>
<p style="text-align: justify;">1. O Amante - Marguerite Duras</p>
<p style="text-align: justify;">2. Metamorfose - Kafka</p>
<p style="text-align: justify;">3. A Sangue Frio - Truman Capote</p>
<p style="text-align: justify;">4. Uma Agulha no Palheiro - J. D. Salinger</p>
<p style="text-align: justify;"> </p>
<p style="text-align: justify;">As obras da Jane Austen, o Drácula de Bram Stoker e Os Lusíadas não foram contabilizados (lidos no século passado). Queremos relê-los assim que possível. E vocês?</p>